Os avanços tecnológicos na Odontologia permitem a minimização de dores e incômodos ao paciente, bem como a realização de tratamentos mais rápidos e precisos. Mesmo assim, quando o assunto é cárie e canal (tratamento endodôntico), o medo de ir ao dentista ainda persiste.
Ao contrário do que muitos pensam, é possível tratar esse tipo de problema sem dor. Todo o procedimento de remoção da área comprometida, a desinfecção e a
restauração das estruturas é feito sob o efeito de anestesia local, o que torna o processo indolor.
Como funciona a anestesia local?
A anestesia local é a perda temporária de sensibilidade na boca, pela injeção de um medicamento na gengiva ou bochecha. Você poderá ficar acordado durante o processo.
Para aplicar a anestesia, o dentista secará parte de sua boca com ar ou algodão. Depois, vai pincelar a área com um gel para adormecer a pele. A maioria das pessoas nem sente a agulha. Em seguida, o medicamento será injetado, lentamente, no tecido da gengiva.
O efeito da anestesia local pode durar diversas horas. Após você sair do consultório do dentista, pode encontrar dificuldade para falar, beber ou comer. Seja cuidadoso para não morder a área dormente, e se machucar sem perceber.
Não precisa ter medo
A dor é efetivamente o sinal mais claro de que há algo errado com a estrutura dental. Por isso, caso sinta qualquer desconforto, marque uma consulta na Odontovero com a especialista em Endodontia Dra. Cynthia, para que o tratamento seja rápido e preciso. E indolor.